Com uma programação voltada para o setor de casa e construção, o Sebrae no Distrito Federal promoveu, na terça-feira, 25 de fevereiro, nas instalações do Sebraelab, no Parque Tecnológico de Brasília (BioTIC), a segunda edição do Lab Day em 2025. O evento conectou profissionais de arquitetura, engenharia e design a macrotendências que já estão moldando o futuro do setor, bem como novas dinâmicas de mercado que prometem revolucionar a maneira como os espaços são criados e habitados. Além disso, o encontro serviu como um espaço para discutir o fortalecimento de ecossistemas, trocar ideias, estabelecer e expandir relações comerciais, além de gerar oportunidades de negócios.
A diretora técnica do Sebrae no DF, Diná Ferraz, destacou o grande potencial do setor durante a abertura da programação, comentando principalmente a elevada geração de empregos. A dirigente também ressaltou o empenho do Sebrae em oferecer apoio aos empreendedores e fazer o setor avançar ainda mais. “Estamos aqui para fornecer todo o suporte necessário tanto para empresas já estabelecidas quanto para aqueles profissionais que desejam abrir um novo negócio”, afirmou.
Diná falou ainda sobre a proximidade do Sebrae Inova 2025, que acontecerá nos dias 10 e 11 de abril, no Centro de Convenções Brasil 21, com atividades a partir do tema “Apaixonados por Brasília”. O evento irá explorar como a inovação pode transformar o centro do país, posicionando Brasília como protagonista de um futuro mais empreendedor, conectado e próspero. Antes disso, no entanto, o Sebrae no DF promoverá mais uma edição do Inova Talks, com a participação da apresentadora Gabriela Prioli e serve como preparação para a grande realização de abril. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas gratuitamente.
A analista da Gerência de Negócios em Rede e gestora dos projetos de Casa e Construção do Sebrae no DF, Patrícia Ferreira, reforçou o compromisso de atuação da instituição em fortalecer os empreendedores que integram o setor. “É um segmento desafiador e distinto das empresas convencionais. vocês profissionais precisam equilibrar criatividade e gestão e o tem se esforçado para ofertar diversas soluções que viabilizem todo esse processo e desenvolvimento de carreiras”, comentou.
Patrícia ainda falou acerca da importância em apresentar tendências para os empreendedores do setor neste início de ano, destacando que o mundo tem passado por transformações cada vez rápidas, com o avanço de novas tecnologias baseadas por exemplo, em Inteligência Artificial e BIM (Building Information Modeling). “É um público muito diverso. Existe o designer, o arquiteto, o engenheiro, os agentes da indústria moveleira. Esse aspecto orientou o nosso planejamento para a realização do evento e fomos super assertivos, promovendo um ambiente de aprendizado, de troca de ideias que é essencial para a inovação e o crescimento desses empreendedores”, acrescentou.
As principais novidades para o setor foram apresentadas pelo arquiteto, designer e diretor da Mais Grupo, Álvaro Guillermo, que é uma agência especializada em estratégias criativas de consumo e marcas. Com mais de 35 anos de carreira, Guillermo se destaca pela inovação e foi um dos pioneiros a introduzir o conceito de slow design no Brasil, disseminando essa abordagem em vários países e antecipando uma tendência que se tornaria fundamental nas discussões sobre design sustentável e responsabilidade social.
O especialista iniciou a apresentação refletindo sobre as transformações ocorridas nos cenários nas últimas décadas. Ele explorou o conceito de posthuman e abordou temas como Inteligência Artificial, impressoras 3D na construção civil e a fabricação de móveis a partir de materiais que podem ser recicláveis.

Na sequência, Guillermo destacou a importância de uma arquitetura centrada na natureza, enfatizando que os projetos devem ser desenvolvidos com foco nas pessoas. Ele também comentou sobre o crescimento da biofilia, uma abordagem que promove a saúde e o bem-estar dos ocupantes ao integrar elementos naturais aos ambientes construídos, buscando estabelecer uma conexão mais profunda entre o ser humano e o meio ambiente.
Guillermo explicou, ainda, que a criatividade é fundamental para o desenvolvimento de novas soluções na cadeia produtiva de casa e construção, já que não se trata apenas de alta tecnologia ou do desenvolvimento de equipamentos, mas sim de pensar de forma inovadora. Ele concluiu a participação do Lab Day lembrando que Brasília é referência mundial em arquitetura e design e que por isso os empreendimentos localizados no território carregam um espécie de selo de qualidade e simbolismo, aspecto que aumenta a importância da criatividade. “O mundo está de olho no que é feito em Brasília. Tudo o que é criado, planejado aqui vai ter um peso simbólico muito grande para a cadeia de arquitetura e design global. E o Sebrae colabora para isso, fornecendo possibilidades aos empreendedores por meio de conteúdos, métodos e outras soluções”, pontuou.
Em meio ao público presente ao evento estava a arquiteta Clara Miranda. Ela está à frente das ações da Canto Acessibilidade, um escritório de arquitetura que se dedica à acessibilidade arquitetônica e sensorial, utilizando normas como a NBR 9050 e a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) para garantir que os espaços sejam acessíveis a todos, incluindo pessoas com deficiência, idosos e aqueles com mobilidade reduzida. Além disso, o escritório incorpora o conceito de neuroarquitetura, que visa criar ambientes mais saudáveis e inclusivos, especialmente no contexto corporativo, ajudando a prevenir problemas como o burnout.
A arquiteta conhece bem a importância de estar por dentro de tendências e participar de eventos para estabelecer conexões e elogiou o formato do Lab Day proposta pelo Sebrae. Segundo ela, a estratégia facilitou a interação entre os participantes, permitindo que mais pessoas se conectassem e prestassem atenção no conteúdo compartilhado. “Participei da edição que ocorreu no ano passado e achei a dinâmica deste novo evento mais favorável. Estou conseguindo atender os participantes, mostrar o meu trabalho e estabelecer contatos que podem vir a se tornar parcerias”, detalhou.
Networking
Esta edição do Lab Day trouxe uma novidade do Sebrae no Distrito Federal para os empreendedores. No momento do credenciamento, cada participante preencheu um formulário com informações como nome, profissão e número de contato. Com base nesses dados, uma plataforma compilou as informações e gerou QR Codes únicos que estavam disponíveis nos crachás de cada participante.
Durante o evento, ao apontar a câmera de seus smartphones para os códigos, os empreendedores puderam estabelecer novos contatos em poucos segundos, com apenas um clique. Essa abordagem possibilitou a criação de quase duas mil conexões durante o Lab Day. Posteriormente, um relatório será gerado e poderá ser utilizado pelo Sebrae para identificar melhorias na realização do evento e na consolidação de oportunidades de negócios no Distrito Federal.
A próxima edição do Lab Day acontece no dia 25 de março, a partir das 18h, novamente no Sebraelab e será destinada ao setor de artesanato.
–