Jovens aprendizes do Sebrae no DF iniciam capacitação em empreendedorismo | ASN Distrito Federal

O Sebrae no Distrito Federal lançou, na última quinta-feira, 6 de fevereiro, o projeto de Educação Empreendedora, uma iniciativa voltada para capacitar jovens aprendizes que atuam na instituição. O programa, desenvolvido pela Assessoria de Políticas Públicas e Ecossistemas de Negócios (APEC) em parceria com a Gerência de Talentos (GET), tem como objetivo fortalecer habilidades empreendedoras e preparar os participantes para os desafios do mercado de trabalho. O lançamento ocorreu na sede do Sebrae no DF, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA).

Nesta primeira fase, cinco jovens aprendizes terão acesso a cursos online e encontros presenciais semanais, realizados às quintas-feiras. Com duração de 25 semanas e carga horária total de 95 horas, o programa permite que os participantes realizem as formações tanto no ambiente de trabalho quanto em casa. Ao final de cada etapa, um certificado será emitido aos aprendizes, que, ao final da trilha deverão apresentá-los para ter o certificado de conclusão da trilha.

Além das aulas teóricas, os estudantes também terão a oportunidade de visitar uma empresa para vivenciar na prática os conceitos aprendidos, proporcionando uma experiência mais imersiva no mundo do empreendedorismo.

O Sebrae no DF identificou na educação empreendedora uma ferramenta essencial para preparar os jovens para o mercado de trabalho. Fernando Leite, analista da APEC e gestor do projeto, ressaltou que este é um programa piloto, apresentado aos diretores do Sebrae no DF com a expectativa de que possa ser replicado em outras unidades do país.

“Nosso objetivo é capacitar os jovens que fazem parte da equipe do Sebrae, ajudando-os a desenvolver uma visão mais ampla sobre empreendedorismo e oportunidades de negócios. Queremos que eles enxerguem novas possibilidades e adquiram conhecimento para que possam transformar suas realidades”, destacou Fernando.

Foto: Focus Produção de Imagem

Entre os conteúdos abordados na capacitação, estão temas como: “No Corre! Tá na Trilha”, “Tá no Corre do Projeto da Vida”, “Hora da Virada”, “Como Formalizar um Negócio MEI” e “Plano de Vida e Carreira”, que visam auxiliar os jovens na construção de um caminho profissional sólido e estruturado.

Ainda na abertura do encontro, o analista Isak Cosmo de Sousa, da Gerência de Talentos, esteve com os aprendizes e ponderou sobre a importância de projetos como esse para apresentar o mercado de trabalho aos jovens. “É gratificante ver esses jovens iniciando suas carreiras com essa oportunidade de aprendizado. Sei o quanto essa fase é transformadora, porque também comecei minha trajetória profissional no Sebrae como estagiário e hoje sou analista. Ter esse contato com o ambiente empresarial desde cedo faz toda a diferença para o futuro profissional de cada um deles”, destacou Isak.

A programação contou ainda com a oficina “Projeto de Vida: Você Tem Um?”. Durante a atividade, os jovens foram incentivados a refletir sobre suas expectativas para o futuro e desenhar o “Livro dos Sonhos”, um exercício voltado para estimular o planejamento pessoal e profissional.

“Achei fantástico esse projeto porque, quando somos mais novos, nem sempre temos essa visão. A partir do momento que trazemos essa mentalidade sobre projetos de vida, empreendedorismo, organização e metas, estamos criando uma base para que esses jovens acreditem no próprio potencial. Esse tipo de iniciativa deve ser expandida para outros locais que contam com programas de jovem aprendiz, pois tem o poder de transformar sonhos e oportunidades”, ressaltou Fernanda Araújo, instrutora responsável pela oficina.

Foto: Focus Produção de Imagem

Já a jovem aprendiz Ana Clara Ramos, que integra o time do Sebrae no DF, compartilhou suas expectativas sobre a trilha de capacitação. Segundo ela, a experiência já está sendo enriquecedora e ela está animada para os próximos passos. “Acredito que esse projeto será muito bom. O trabalho que desenvolvemos aqui é maravilhoso, e essa capacitação nos dá ainda mais conhecimento para crescer e enxergar novas oportunidades”, comentou.

Os jovens participantes do projeto atuam tanto no Sebrae DF quanto na Renapsi (Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração), uma organização que atua no Distrito Federal e em todo o Brasil, e que qualifica e encaminha aprendizes para o mercado de trabalho. Todos eles cursam o ensino médio nos turnos matutino e vespertino, conciliando os estudos com as atividades profissionais na sede do Sebrae no DF.

Durante o projeto, que deve seguir até agosto deste ano, os jovens serão acompanhados pela consultora do ensino médio, Lacy Silva.

Fonte

JOAO FERRARI
Author: JOAO FERRARI